filme curta

CONCEITO DE SONOPLASTIA
Trilha Sonora e Sonoplastia
Cintia Zanco


Mistura étnica e bom humor são as palavras chave na concepção da trilha sonora para Varenick com Vatapá.

Sonoplastia :

O uso de temas facilmente reconhecíveis puxando para o cômico como fundo para as cenas e diálogos, além da feitura dos ruídos de ambiência num clima que ultrapasse o realismo, são as bases da sonoplastia.

Trilha incidental :

- Roberto Carlos
- Setenta Milhões em Ação
- locução original dos jogos da copa de 2001,1970 e 1958
- Reginaldo Rossi
- Mendelsohn (Sonho de uma Noite de Verão-excertos)


Trilha Sonora Original :

Unidas pela feição modal e não tonal de suas expressões musicais , as três culturas provocadas pelo roteiro, Árabe, Judaica e Brasileira/Nordestina, têm em comum muitos expedientes musicais :

- o uso do modo mixolídio (modo eclesiástico maior caracterizado pelo uso do sétimo grau rebaixado)
- o uso do pandeiro ( o pandeiro brasileiro descende diretamente dos pandeirões da música árabe tendo se modificado o modo de tocar)
- a condução vocal ( o Kantor, o muzaim, e o repentista )
- o uso do violino/rabeca/rebab


Partindo destes pontos comuns se desenvolverá a construção musical com temas multiétnicos se fusionando buscando o bom humor de um "samba do crioulo doido".

Instrumental : clarineta, violino, acordeon, flauta e piccollo, shofar, percussão ( pandeiro, pandeirão, derbak, triângulo, snuges, palmas, entre outros ).

Cintia Zanco vem desenvolvendo extenso trabalho como compositora, orquestradora e arranjadora tendo obras suas executadas pela Orquestra Sinfônica da Bahia ,Orquestra Sinfônicade Natal, Orquestra Argo Navis e Orquestra Sinfonia Cultura da RTC.
Em Junho de 2002 a Orquestra Sinfonia Cultura da RTC-Rádio e Televisão Cultura/Fundação Padre Anchieta, gravou um programa especial exibido no circuito nacional de tvs da rede educativa com arranjos e composições suas feitos originalmente para o espetáculo teatral "Os Lusíadas" produzido por Ruth Escobar e dirigido por Iacov Hillel, direção musical Magda Pucci, do qual foi assistente de direção musical.
Fez arranjos para o grupo "Divina Café" , grupo Mawaca
e diversos cantores populares, atualmente prepara CD com obras suas executadas pelo grupo instrumental Tarsila, e acaba de lançar o CD da trilha de "Os Lusíadas".
Foi indicada a concorrer pela APETESP ao prêmio de melhor trilha sonora pelo espetáculo "Eleonora e Elenice" de Tácito Rocha .

 

RELEASE --- SINOPSE ---- ARGUMENTO --- ROTEIRO ----SHOOTING-BOARD --- CONCEITO DE DIREÇÃO --- EMAIL CONCEITO DE SONOPLASTIA ----- ORÇAMENTO ---- COTAS DE PATROCÍNIO ---CURRICULUM DIRETOR --CONTATOS

HOME