filme curta

RELEASE

( Curta- Metragem 35mm - DUR. 16 MIN)

O projeto Varenick Com Vatapá é a realização de uma fusão cultural e universal. Uma história fantástica sobre vidas e mortes, sobre o amor e a religião, sobre a fé e a ganância. Entender quais são os motivos que levam o homem a cometer crimes contra sua própria origem é o principal objetivo desta história e é através do bom humor e da simplicidade que se busca compreender qual é a verdadeira razão de viver.
Uma comédia política que representa as atrocidades atuais e suas desigualdades sociais e carrega uma mensagem de esperança no amor para o fim das desigualdades raciais, dos fundamentalismos extremistas e principalmente, para o fim das guerras.

Obs: Varenick é uma comida típica israelense, são bolinhos de massa recheados de batata e cobertos com cebola assada ao ponto.

O projeto "Varenick Com Vatapá" aborda Brasil e Israel ,dois países distantes geograficamente, objetivando os mesmos a ficarem próximos em suas realidades contemporâneas.
Os personagens representam as mais variadas crenças, e através de uma viagem de ônibus entre Brasil e Israel, os personagens representarão os mais diversos estereótipos típicos dos dois países envolvidos na trama e das mais diferentes causas entre as desigualdades sociais e seus reflexos diretos e ou indiretos desta união territorial.
Através da cena principal do filme, "o atolamento", uma imposição da natureza divina obriga os personagens a esquecerem seus preconceitos e máscaras, deixando de lado, toda a hipocrisia humana para evoluírem juntos como uma espécie renovada e instintivamente moderna e finalmente irem em busca da tão sonhada Terra Santa.

CONQUISTAS

- Este projeto ficou entre os dez finalistas do 1º Concurso de Roteiros promovido pela Casa e Cultura De Israel 2004, onde dentre os membros da comissão julgadora, a curadoria do concurso foi de Hector Babenco,faziam parte nomes importantes do cinema nacional como: Tata Amaral e Eliane Café.
- Este projeto está aprovado pela Lei Rouanet de incentivo a cultura no ano de 2005.
- Este projeto possuí um site na Internet com todas as informações necessárias para seu maior entendimento: www.varenickcomvatapa.com
- Este projeto publicou uma matéria na Tribuna Judaica de agosto de 2005 e fez matérias nos programas televisivos Shalom Brasil e Mosaico.
- Este projeto possui o envolvimento da Produtora Cadis de cinema para sua execução técnica.

ASPIRAÇÕES

- A Estréia está prevista para o Festival De Cinema Judaico 2006, com uma noite só para convidados e elenco no clube A Hebraica ou na Casa e Cultura De Israel.
- Este filme percorrerá festivais nacionais e internacionais e também será exibido em canais específicos de televisão onde buscará angariar premiações.
- Este filme pretende atrair o interesse das escolas com a realização de exibições, palestras e discussões sobre a temática abordada.

INSPIRAÇÕES

Este projeto foi inspirado na obra cinematográfica: "O Trem Da Vida", de Radu Mihaileanu. Se um trem pode atravessar os limites da imaginação e fazer com que uma aldeia inteira passe desapercebida aos olhos nazistas porque não tornar visível a fronteira entre estas duas nações.
Além disso podemos citar filmes como: "Kadosh", de Amos Gitai ; "A Grande Ilusão", de Jean Renoir; "Casamento Arranjado", de Dover Koshashvili, que também foram fontes inspiradoras para a concepção desta ficção.


Salientamos ainda que este release serve como um breve resumo de todas as partes deste projeto e que aguardamos contato breve para uma reunião mais detalhada.


Gratos pela apreciação !

A Produção

"A fronteira é uma invenção humana que o homem desconhece".
Jean Renoir.

RELEASE --- SINOPSE ---- ARGUMENTO --- ROTEIRO ----SHOOTING-BOARD --- CONCEITO DE DIREÇÃO --- EMAIL TRAILER ON-LINE! ----- ORÇAMENTO ---- COTAS DE PATROCÍNIO ---CURRICULUM DIRETOR --CONTATOS

HOME