filme curta

ARGUMENTO

Estação rodoviária. Após alguns segundos, junto deste ruído, uma música instrumental israelense se inicia, aos poucos ela começa a se transformar em uma melodia com arranjos brasileiros.
Todos os personagens estão sentados no meio das pessoas comuns da rodoviária, como por exemplo: um beduíno e suas ovelhas, um vendedor de tapioca, uma placa de falafel (sanduíche típico israelense), um cara tocando Giridu e um senhor sentado ouvindo um radinho de pilha.
Um dos ônibus está em processo de embarque e uma fila de passageiros aguarda para entrar no veículo enquanto um jovem soldado faz a revista dos passageiros.
Uma senhora judia religiosa ortodoxa (Sara) está um pouco afastada olhando para seu marido, um judeu religioso ortodoxo e com sotaque(Benjamin), ele está rezando.Enquanto isso , Ricardo pergunta se Silvia é judia.
Benjamin está ao lado de suas malas. O motorista negro(João) se aproxima e pega suas bagagens. Benjamin, irritado, pede para separar suas malas das dos outros passageiros com um pouco de raiva do motorista, pois este está atrapalhando suas preces.
O árabe com turbante está embarcando. Um francês atrapalhado e apressado, com forte sotaque e com um cachorrinho na mão, bate em suas costas para pedir informações.
Benjamin fecha seu livro e embarca junto de Sara; os dois são os últimos a embarcarem.Benjamin corre pra entrar no ônibus.
Dentro do ônibus Sara está calada, Benjamin coça a barba irritadamente, começa a suar e fecha o livro. Olham na direção de alguém preocupados. Um palestino(Mohamed) está colocando sua bolsa no bagageiro do interior do ônibus, em cima de sua poltrona com o ônibus já em movimento.
Vemos um vendedor de bananas na beira da estrada pelo vidro do motorista.Ricardo esperançoso mas desconfiado, começa a procurar vestígios para saber se Carol é Judia ou não.
Sara está cochilando. Calil levanta-se e vai até o banheiro. Ruído dos garotos escutando o jogo de futebol do Brasil.
Vemos um vendedor na estrada fazendo sinal na pista. Entra no ônibus um vendedor ambulante de cheeseburguer e Coca-Cola.Carol ajeita-se e olha lentamente para o lado. Ricardo, tímido, disfarça e olha pra janela.
Luciano e Fabiano estão concentrados, olhando para o walkman, com a final da copa de 2002 que acaba de iniciar.(Narração em meio aos ruídos). O ambulante começa a vender seus sanduíches e alguns compram.
Jesuíno está na frente de Benjamin.Benjamin olha pra Jesuíno; ele está faminto, mas sem querer demonstrar continua rezando. Jesuíno vende para Benjamin enquanto este tenta rezar.
Um dos garotos do jogo levanta para ir ao banheiro. Ouve-se o barulho da descarga. O árabe com turbante(Calil) sai do banheiro. No caminho os dois se cruzam e o garoto atrapalha sem querer; o árabe encosta o garoto na janela.
O ônibus está em movimento, ouve-se um barulho de sirenes. Benjamin e Sara sorriem. Todos do ônibus começam a fazer suas crenças.Fronteira Brasil/Israel à 36Km. Escrito em hebraico o mesmo significado. Vemos um vendedor de água na beira da estrada pelo vidro do motorista.
Os dois garotos estão sentados. Luciano reclama do walkman.Vemos duas criancinhas, uma religiosa e outra negrinha tapando buracos na estrada. Sara está vendo pela janela as criancinhas enquanto Benjamin dorme em cima do livro. Silvia se maquiando se levanta e senta ao lado de uma mulher, Silvia importuna a mulher.
Luciano e Fabiano começam a fazer uma algazarra com todos os passageiros. O palestino levanta-se para ir no banheiro, quando ele está do lado do árabe, o ônibus faz a curva; o palestino vai parar no colo de Benjamin que interrompe a reza mais uma vez, este o empurra violentamente para o lado, os dois se xingam .Depois ele continua indo em frente, desta vez, ele esbarra na mulher desesperada que faz uma cara de nojo e vai parar no colo do árabe, o árabe o empurra (ele) também. O ônibus entra num atoleiro.
Todos os passageiros estão do lado de fora do ônibus olhando o pneu atolado. João sai correndo pra cabine.Os garotos tentam em vão. O resto dos passageiros ficam olhando; Silvia está rindo...O judeu está rezando e Sara está quieta. Ricardo junta-se ao lado de Luciano e Fabiano, quando ele está empurrando, escorrega e vai de cara na lama.Carol limpa a face de Ricardo. Calil arregaça as mangas e vai ajudar. Silvia é só risada. Um vendedor de caranguejos(Ramildo) aproxima-se....ele olha pra ela...entrega sua vara de caranguejos na mão Silvia e vai ajudar. Mohamed pede a Alah uma benção e vai ajudar também. Carol dá um beijo e empurra Ricardo, que vai ajudar de novo. Só falta Benjamin ajudar. Sara olha para todos empurrando e não se contém; ela fecha o livro de Benjamin e fala pra ele ir ajudar.Benjamin, a princípio nervoso, não concorda com a atitude de Sara e volta a rezar...de repente um carro passa e deixa Benjamin cheio de lama no corpo...quase se matando deixa o livro bravo nas mão de Sara e vai ajudar finalmente.
Todos juntos desatolam o ônibus. Sara sai correndo pro ônibus com o livro nas mãos. Todos estão com lama no corpo, felizes se abraçando e comemorando.Todos entram no ônibus, sujos, cansados e felizes.
O ônibus segue viagem.O vendedor de caranguejos com sua vara na mão acena para o ônibus.

FIM

 

RELEASE --- SINOPSE ---- ARGUMENTO --- ROTEIRO ----SHOOTING-BOARD --- CONCEITO DE DIREÇÃO --- EMAIL TRAILER ON-LINE! ----- ORÇAMENTO ---- COTAS DE PATROCÍNIO ---CURRICULUM DIRETOR --CONTATOS

HOME